domingo, 13 de dezembro de 2009

Gravidez na adolescência uma relação interdisciplinar

PROJETO INTERDISCIPLINAR:
Gravidez na adolescência uma relação interdisciplinar


Autoria:
ADRIANA VIDAL DA CRUZ
AURICELIA ALVES NASCIMENTO
GENILDA CANDIDO FERREIRA


“O pressuposto fundamental de qualquer trabalho educacional é acreditar na possibilidade de mudança do outro.”
Autor Desconhecido

01-APRESENTAÇÃO
A gravidez na adolescência figura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira. A relação

entre esta e o abandono da escola, com as obvias conseqüências para o futuro destas adolescentes e de seus filhos, é

verificada cada vez mais em nosso país. Sendo assim a gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes

relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus

filhos que nascerão e de suas famílias.
Observando a ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes, os educadores do colégio CAIC - Dom Antonio Campelo de

Aragão, têm se mostrado preocupados em trabalhar esta sexualidade, uma vez que a escola é o meio capaz de favorecer a

investigação do problema, bem como, práticas educativas a fim de reduzir o número de adolescentes grávidas para que

possam desfrutar a sua juventude e realizar os seus sonhos.

02- OBJETIVO GERAL
Despertar nos adolescentes uma consciência crítica para tomadas de decisões responsáveis com relação a sexualidade e de

respeito a vida, como também facilitar e adaptar o projeto com as características sócio-culturais da comunidade e do grupo

alvo, produzindo intercâmbio entre os setores escola e família.

03- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro, a prevenção das doenças

sexualmente transmissíveis (DST), e o adiamento da idade do início da atividade sexual;
- Fortalecer o poder de decisão da adolescente sobre a sua capacidade de negociação e recusa diante de comportamento de

risco e não desejável;
- Produzir material com linguagem simples, a fim de ser utilizado pelos educadores, alunos e familiares;
- Promover e valorizar as atividades de educação e de informação dirigida aos adolescentes objetivando aumentar os

conhecimentos da biologia reprodutiva;
- Eliminar o preconceito de que o envolvimento da escola na educação sexual incentiva comportamento sexual precoce;
- Orientar os alunos através de palestras e filmes educativos o trato com o corpo e emoções;
- Levar aos alunos informações sobre seus direitos e deveres assim como o estatuto da criança e do adolescente.

04 – CAUSAS QUE SERÃO INVESTIGADAS (para levantar o perfil do adolescente em risco)
•Falta de informação sobre sexualidade;
•Início da vida sexual cedo;
•Desagregação familiar;
•Falta de expectativas sociais e psicológicas;
•Falta de informação sobre métodos contraceptivos;
•Concepções sobre a vida adulta;

05- METODOLOGIA.
5.1- Convidar os profissionais do NASF para participar de uma reunião com a coordenação escolar;
5.2 – Solicitar o apoio do NASF com palestra e roda de conversa;
5.3 – Reunir-se com os professores para discutir a problemática de alunas menores grávidas;
5.4 – Todas as disciplinas estarão envolvida no projeto e cada professor fará uma atividade interdisciplinar com o tema;
5.4- fazer um calendário prévio das visitas do NASF,
5.5 Organização dos recursos pedagógicos que serão utilizados nas ações.
5.6 - Palestras informativas junto aos adolescentes, por série;
5.7- Diagnóstico do conhecimento, expectativas e valores dos adolescentes referentes a sexualidade.
5.8-Participação dos alunos por meio de questionários aplicados no processo da palestra e dinâmicas realizadas para

fortalecer o tema.
5.9 – Encaminhamento de alunos ao NASF, pela Assistente Social e a Psicóloga;

06- RECURSO
6.1- RECURSOS HUMANOS
Professores;
Alunos;
Familiares;
Agentes de saúde;
Médicos;
Psicólogos;
Assistente Social;

6.2- RECURSOS MATERIAIS.
Cartilhas;
DVD's;
Papel oficio;
Data show;
Pinceis;
Fita;
Tesoura;
Cola;
Xérox;

07- CRONOGRAMA INICIAL.
7.1- Diagnóstico do conhecimento, expectativas e valores dos adolescentes referente à sexualidade.
Aplicação de questionários e dinâmicas
7.2- Palestras informativas junto aos adolescentes.
Palestras e debates na escola.
7.3 – Encaminhamento de adolescentes com problemas de aborto e gravidez precoce ao
NASF.

8 – AVALIAÇÃO
Os professores e a coordenação escolar acompanharam as quatro semanas que ocorreu o projeto, foi trabalhado as

necessidades dos alunos e desenvolvido diversas atividade como: construção de painéis, redações, gráficos, e uma auto

avaliação em sala pela professora de Educação Religiosa.

Juazeiro do Norte, 2009

Um comentário:

  1. Parabéns, Adriana. O projeto é excelente!!

    Cristiany Tavares
    NTE/19ª CREDE

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